sexta-feira, 23 de setembro de 2011

81 - Reabertura da Escola Primária do Chão da Parada

Obras de 100 mil euros melhoram escola do Chão da Parada
Publicado a 23 de Setembro de 2011 . Na categoria: DestaqueSociedade . Seja o primeiro a comentar este artigo.
Reduzir tamanho de letraAumentar tamanho de letraImpressão optimizada do artigoEnviar por email

Os 48 meninos e meninas que frequentam a Escola Básica do 1º ciclo do Chão da Parada iniciaram o ano lectivo em festa. A escola, construída há cerca de 60 anos, está de ‘cara lavada’ depois de obras de requalificação efectuadas pela autarquia caldense.
Entre as melhorias de que o estabelecimento beneficiou, está a melhoria do sistema eléctrico, novo telhado, portas, janelas, quadros e mobiliário novo, paredes pintadas e casas de banho interiores, dado que os sanitários que existiam antigamente estavam no exterior do edifício. Melhorias que permitem um melhor isolamento do edifício e mais conforto, sem pôr em risco a traça original do edifício. Contas feitas, esta modernização custou 100 mil euros, assegurados na totalidade pela Câmara das Caldas da Rainha.
As obras eram há bastante tempo reclamadas pela população e pelos pais das crianças que por ali têm passado. Arrancaram, finalmente, em finais de Abril deste ano, no início do último período escolar do ano lectivo 2010/2011.
Os alunos foram deslocados para a Associação Paradense. “Valeu bem a pena”, garantiam não só os pais, mas também os dois jovens professores da escola, na festa de inauguração da requalificação, realizada ao final da tarde de 14 de Setembro, véspera do início de aulas.
Agora a escola está dotada de “todas as condições”, garante o vereador da Educação, Fernando Tinta Ferreira. Pronta para continuar a receber crianças nos próximos anos, pois “a perspectiva é para que continue a haver juventude”, afiançou José João Nobre, secretário da Junta de Freguesia de Tornada.
Para Carlos Simões, do Agrupamento de Escolas D. João II, os alunos do Chão da Parada contam agora com “melhores condições de aprendizagem” e este ano lectivo começa “da melhor maneira possível”.
Quem também não faltou à festa foi o presidente da autarquia, Fernando Costa, instigado a estar presente por um residente na zona que há cerca de um ano foi “ralhar” com o presidente por causa do adiamento das obras, mas que no dia da inauguração lhe telefonou a agradecer a requalificação.
“Fazemos as obras, não quando queremos, mas quando são úteis, necessárias e quando há dinheiro”, afirmou Fernando Costa, lembrando que os estabelecimentos escolares mais antigos estão em risco, dada a reforma da rede escolar em curso. “E o que deve prevalecer é o interesse dos alunos, que tenham boas condições”, referiu.
Considerando que o investimento feito pela Câmara na melhoria do estabelecimento “foi um bom investimento, mas é preciso que o número de alunos não baixe”, o autarca acredita que “se calhar, não vai haver mais obras como esta tão depressa”. É que “os apertos são grandes”, disse, referindo-se à contenção a que os organismos públicos estão obrigados para fazer frente à crise.
Com as melhorias, e dado o número ainda elevado de crianças que frequentam a escola, os pais esperam que a hipótese de encerramento não venha a ser colocada. “Era uma pena se esta escola fechasse”, dizia no decorrer da pequena festa uma avó, recordando os dias em que, “já lá vão mais de 50 anos”, ali brincou e aprendeu a ler e escrever.
Joana Fialho
jfialho@gazetacaldas.com

Sem comentários: