domingo, 16 de maio de 2010

33 - OS 50 ANOS DA ROL


MEIO SÉCULO DA ROL

 -A fábrica de rolamentos ROL, agora denominada de Schaeffler Portugal,SA, está a comemorar os 50 anos de laboração com começo da actividade em Março de 1960.
-As comemorações tiveram na semana passada a visita do ministro da Economia, Vieira da Silva, a quem o Director Carlos Gouveia ofertou uma placa comemorativa.
-No dia 15 de Maio decorreu na Lareira um jantar de convívio dos actuais trabalhadores e dos reformados, que não foram esquecidos nesta data.
 -As duas fotos que aqui coloquei, são digitalizações que fiz da Gazeta das Caldas, quando da visita do ministro da economia.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-As fotos a seguir foram tiradas ao exterior da fábrica:

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

-As seguintes foram tiradas durante o jantar na Lareira onde foram distribuidos prémios vários, entre os quais aos operários com maior número de anos na empresa:

----------------------------------------------------------------------------------------------


-Nesta foto do jantar comemorativo, estou à mesa acompanhado da minha esposa que também foi operária da Rol. Ao seu lado uma operária do nosso tempo que ainda está no activo de nome Mena.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-Esta è uma das fotos que guardo no meu album de recordações, quando da minha passagem nesta vida como trabalhador da ROL:


Passei trinta e dois anos da minha vida como trabalhador desta prestigiada Empresa e fi-lo com noção do dever cumprido, sendo que da parte daquela não tenho reparos a fazer, pois foi sempre cumpridora.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------


-Foto tirada quando recebi um prémio de 1.000 dólares americanos, por uma minha idéia de melhoria  ter sido vencedora naquele mês, de entre as muitas idéias apresentadas no universo das várias fábricas da FAG espalhadas pelo mundo.
-Sem modéstia tenho muito orgulho deste prémio, pois penso que foi até à data a única idéia de melhoria que um operário da ROL conquistou ao nível do conjunto de operários das várias fábricas da FAG.

                             JOSÉ LOURO

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

-No Jornal das Caldas (online), relacionado com este tema pode ler-se o seguinte:



50 anos da empresa Schaeffler com presença do ministro da Economia



Maio 19th, 2010 in Jornal das Caldas. Edição On-line

A celebração dos 50 anos da empresa Schaeffler Portugal, SA (ex-rol), na estrada de Tornada, nas Caldas da Rainha, contou com a presença do ministro da Economia, Vieira da Silva, que visitou a unidade que se dedica à produção de rolamentos.

No ano passado a empresa viveu momentos difíceis e teve de optar por realizar paragens na produção (lay-off), durante alguns dias ao longo de vários meses, por falta de encomendas. Mas 2010 parece ser o ano de recuperação da empresa metalúrgica, que produz rolamentos para indústrias como a automóvel e a dos electrodomésticos, e exporta mais de 90% da produção para países como a Alemanha, Itália, Reino Unidos, Estados Unidos, China, Índia e Brasil.

“É uma empresa que teve em 2009 uma quebra muito grande na sua produção e que está nos primeiros meses de 2010 com 90% de crescimento em relação ao ano passado. É um sinal de recuperação, acompanhando toda a indústria automóvel e a indústria em geral, e projecta uma produção para 2013 atingindo um valor de 100 milhões de rolamentos, enquanto este ano atingirá 60 milhões”, revelou o director-geral, Carlos Gouveia, satisfeito com o recorde de produção, demonstrativo que os tempos cinzentos na fábrica estão a desaparecer.

Vieira da Silva elogiou a “capacidade de reacção à crise de uma empresa que desde o seu início se colocou na linha da frente da economia portuguesa”.

Foi no âmbito deste aniversário e da importância da empresa na criação de postos de trabalho que a Câmara das Caldas resolveria atribuir à Schaeffler Portugal, SA a medalha de Honra do Município, no 15 de Maio.

Francisco Gomes

Sem comentários: