quarta-feira, 26 de maio de 2010

34 - Schaeffler (Ex.Rol) distinguida com Medalha de Honra da Cidade e o seu Director Carlos Gouveia com a Medalha de Ouro.


NOTA: Texto da jornalista da Gazeta das Caldas, Joana Fialho, que respeitosamente aqui publico em virtude de a ROL estar implantada na Freguesia de Tornada.

--------------------------------------------

A plateia do grande auditório do Centro Cultural e de Congressos (CCC) esteve praticamente cheia para mais uma cerimónia de atribuição das medalhas da cidade, no final da manhã do passado sábado, 15 de Maio, o Dia da Cidade. Esta cerimónia foi abrilhantada pela cantora lírica caldense Rita Marques e pelo pianista Carlos Fernandes.

Apesar de ter sido anunciado inicialmente que este ano não iria ser atribuída a Medalha de Honra, à última hora ficou a saber-se que a mais alta distinção do Município seria afinal entregue à Schaeffler (antiga Rol), que está a comemorar 50 anos de actividade. À empresa caldense junta-se um conjunto de verdadeiros notáveis do concelho caldense. De homens da política a gentes da cultura e do desporto, passando por um grupo de folclore e um caldense que se dedica à ciência, a escolha dos homenageados deste ano não podia ser mais diversificada.

Não fosse a vinda do ministro da Economia à Schaeffler (antiga Rol) para assinalar os 50 anos da fábrica, no passado dia 11, e talvez não tivesse sido atribuída a Medalha de Honra da Cidade nas comemorações do 15 de Maio, como tinha sido inicialmente anunciado. Mas a presença de Vieira da Silva nas Caldas parece ter acordado a autarquia para o facto de existir na cidade uma empresa que tem sobrevivido a todos os contratempos e constrangimentos da economia internacional, e que prevê um investimento de 17 milhões de euros até 2013.

Mesmo sem a escolha da Schaeffler ter respeitado os trâmites regulamentares que precedem tão ilustre distinção, sem aprovação na Assembleia Municipal, os partidos políticos foram contactados para darem o seu aval à decisão de última hora. E, ao que parece, nenhum dos representantes partidários se opôs a que fosse reconhecida a importância de uma empresa que conta actualmente com 340 funcionários (um número que a administração quer ver aumentar para 360 ainda este ano) e onde se produzem diariamente 250 mil rolamentos, que seguem para os quatro cantos do mundo.

“Das Caldas também fazemos girar o mundo”, afirmou orgulhoso o administrador e director-geral da Schaeffler, o caldense Carlos Gouveia (também ele medalhado neste dia), depois de afirmar que a empresa efectua compras na ordem dos 9 milhões de euros em Portugal, dois milhões dos quais no concelho das Caldas e nos concelhos limítrofes, e que são directamente beneficiadas 76 empresas caldenses. Uma empresa que o Grupo Schaeffler usa como modelo para as mais de 170 fábricas que detém, contando com mais de 60 mil colaboradores a nível mundial.

“São 50 anos de muito trabalho que merecem ser distinguidos”, salientou o presidente da autarquia caldense, Fernando Costa, acrescentando que ao longo destas cinco décadas “pelas suas máquinas passaram milhares de caldenses”. Trabalhadores que beneficiaram da política de salários da empresa, sempre “acima da média”.

Neste feriado municipal a autarquia distinguiu com a medalha bronze o Rancho Folclórico “Os Azeitoneiros”, de Alvorninha, que já levou a etnografia e os costumes caldenses a países como Turquia, França, Inglaterra, Estados Unidos da América. Polónia, Canadá e Irlanda, entre outros. A distinção foi também atribuída, a título póstumo, a José Louro Serrão, empresário de construção civil e durante muitos anos autarca na freguesia de Salir do Porto, a José Domingos Sobreiro e Francisco Leal Ferreira (Ver Gazeta Desportiva), e a José Agostinho Lourenço, um dos fundadores da AGROPAL – Sociedade Agropecuária de Alvorninha e ao ceramista Francisco Jorge Furriel.

Já as medalhas de prata foram atribuídas ao presidente do Caldas Sport Clube Vítor Calisto Marques, aos historiadores Nicolau Borges e Isabel Xavier, a José Nuno Valadas, presidente da Assembleia Geral do Conselho da Cidade e membro do corpo directivo do núcleo local da Amnistia Internacional e a José Casimiro, um dos dinamizadores da Associação Regional Caldense, em Newark. Com o mesmo grau foram ainda distinguidos os antigos presidentes das juntas de Freguesia de São Gregório e Coto, José Manuel Silva e Carlos Rodrigues, o engenheiro agrónomo e antigo Director Regional do IFADAP e do INGA, António José Hilário Ferreira, e António Galamba, actual Governador-Civil de Lisboa e ex-vereador do PS na autarquia caldense.

Por fim, os escolhidos para receber a medalha de ouro foram Rui Alves Gomes, que foi deputado municipal, vereador na autarquia e presidente da ADIO e da Comissão Instaladora da ETEO, a Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno e o coronel Ferreira da Silva, que no passado dia 16 de Março doou à Biblioteca Municipal dois mil livros de História de Portugal. A título póstumo a autarquia distinguiu ainda o médico e resistente político Custódio Maldonado Freitas. A medalha de ouro foi ainda entregue a Carlos Gouveia, da Schaeffler, e a Carlos Fialho Costa Faro, administrador da Biocant Ventures, Vice-Presidente do Centro de Neurociências e Biologia Celular, membro do Conselho Consultivo da COTEC e presidente da Assembleia-Geral da Associação Portuguesa de Bioindústrias.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - (continua...)

Joana Fialho

jfialho@gazetacaldas

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

-No Jornal das Caldas as notícias relacionadas com o assunto são:


Medalhas de Mérito Municipal


-Medalha de Honra:

Schaeffler Portugal (antiga ROL)
50 anos de laboração estão a ser festejados. É uma importante unidade industrial das Caldas da Rainha, dedicada aos rolamentos, que tem sobrevivido às vicissitudes dos tempos e que está a ser relançada, contribuindo para o emprego na região.


-Medalha de Ouro:

Carlos Manuel Rodrigues Gouveia da Silva
-Tem 54 anos de idade. Natural das Caldas da Rainha. Licenciado em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico. Pós-graduado em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa. Realizou várias formações na Alemanha em comando de máquinas, tecnologia de rolamentos e em gestão. Iniciou a carreira em 1978 como estagiário no GAT e ingressou em 1979 na ROL-Rolamentos Portugueses, S.A. como programador de fabrico. Em 1986 mudou-se para a Alemanha e trabalhou na FAG Kugelfischer Georg Schäfer.
Regressou a Portugal em 1989, onde retomou funções na ROL como Director de Produção e em 1999 foi nomeado Director-Geral. Mais tarde passa a acumular também as funções de Administrador Delegado da Schaeffler Portugal (antiga ROL).

Sem comentários: