quinta-feira, 3 de junho de 2010

35 - Equipamentos sociais inaugurados no Chão da Parada

-Embora com uns meses de atrazo em relação à data desta inauguração (Setembro de 2009), trago aqui a crónica do momento feita pelo "Jornal das Caldas" on-line.
-NOTA: Para ver a página on-line do "Jornal das Caldas" em que foi publicada a notícia, clica no "Título" 35 acima.
Com a inauguração das instalações de Creche, Jardim-de-infância, pré-escolar, ATL, Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Centro de Convívio da Associação Social e Cultural Paradense, está concluído metade do sonho dos dirigentes e da população do Chão da Parada.
“Temos um projecto para fazer um Lar de Idosos onde se situa o polidesportivo. Concorremos ao projecto POPH e se formos subsidiados, porque a obra custa cerca de um milhão de euros, estamos em condições de avançar. Gostávamos de daqui a dois ou três anos ter o Lar em grande andamento”, disse Gentil Louro, presidente da colectividade.
O dirigente confessou que, se este segundo projecto for para a frente, o polidesportivo poderá passará para o Campo de Futebol ou outro local. Também, caso a obra avance o Estado deverá comparticipar com 500 mil euros, a Câmara com 250 mil euros e os restantes 250 mil euros a Associação terá capacidade para garantir a execução da construção necessária.
“Tivemos de recorrer a um empréstimo à Caixa Geral de Depósitos e ainda não utilizamos dinheiro nenhum desse pedido e já pagamos 200 mil do nosso bolso desta nova obra que está quase toda paga. Foi um grande esforço de uma equipa grande, coesa e forte. Cada um tem a sua função, mas todos trabalham para o mesmo lado. É a primeira obra PARES a ser inaugurada nas Caldas. O empreiteiro, o construtor Nuno Pina, cumpriu os prazos”, sublinhou.
A obra da Creche, Jardim-de-infância, Pré-escolar, ATL, Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Centro de Convívio, abre já com a lotação completa e com uma grande lista de espera para crianças dos 3 aos 6 anos.
“Temos crianças a mais e por isso vamos continuar com a sala antiga em funcionamento. Tínhamos capacidade para 25 crianças neste novo edifício, mas porque temos muitas crianças tivemos de colocar mais 20 crianças nas antigas instalações, mas ficam a faltar salas porque temos mais crianças”, adiantou.
“Já temos aqui muitos utentes que são da cidade, crianças e adultos. Com este edifício vamos ter todas as valências. No total de crianças começamos com 103 e só temos vagas para o berçário. O resto está tudo cheio. Abrimos agora e já estamos esgotados. Só precisamos de três bebés para ficarmos completos”, referiu Gentil Louro.
Segundo o presidente, este edifício vai mudar a vida da população do Chão da Parada, Reguengo da Parada e de parte da freguesia de Tornada.
As crianças da escola vão almoçar na instituição e depois, o tempo extra-escolar vai também ali ser passado.
O Centro de Dia funciona desde as 9h até ao fim do dia com 24 idosos e o Centro de Convívio, que funciona apenas à tarde, recebe 20 pessoas.
“Esta obra é uma mais-valia porque temos as instalações adaptadas a este fim. O que é feito fora da instituição e da localidade são as aulas de natação, porque a ginástica, aulas de inglês e de música é tudo feito aqui”, sublinhou.
A Associação faz ainda apoio domiciliário para cerca de 50 idosos, que beneficiam de uma nova cozinha totalmente equipada e uma mega lavandaria.
A obra custou cerca de 630 mil euros, dos quais 310 mil foram comparticipados pelo Estado, 10 mil euros pela Junta de Tornada e 150 mil euros da Câmara, enquanto que 240 mil euros tiveram de vir de fundos próprios.
Gentil Louro lembrou que a Associação do Chão da Parada mudou, porque “é uma IPSS, é um dos maiores empregadores da Freguesia”, com 27 empregadas, que são na maioria do Chão e do Reguengo da Parada, porque “é uma prioridade dar emprego aos que são daqui”.
“Com esta obra criámos mais sete postos de trabalho”, mas tal crescimento poderá não ficar por aqui, porque “se o Apoio Domiciliário e o apoio ao berçário crescerem poderemos precisar de mais funcionários”.
A instituição possui cinco carrinhas, duas de transporte de nove lugares e duas para alimentações, sendo a outra para trabalhos diversos. As carrinhas vão diariamente buscar e levar pessoas às Caldas e também vão passar a transportar idosos para o Centro de Dia.
Durante a cerimónia de inauguração, onde compareceu o secretário de Estado da Solidariedade Social, Pedro Marques, Fernando Costa, presidente da Câmara das Caldas, manifestou que “estamos a inaugurar uma das mais bonitas obras do concelho. Estamos satisfeitos por esta inauguração, porque temos sido bafejados pela sorte do Governo, que tem estado muito bem no nosso concelho em termos de solidariedade social”.
Fernando Costa lembrou obras idênticas no Nadadouro, Serra do Bouro, Misericórdia de Caldas, em Santa Catarina e em Salir de Matos.
Da parte do secretário de Estado, foi dito que no país estão a ser erguidos 400 equipamentos do género. “Alargámos em 50% o número de creches no país com o programa PARES”, que “apoiam cerca de 16 mil crianças”, sublinhou Pedro Marques.
                       Carlos Barroso (Jornal das Caldas on-line)

Sem comentários: