segunda-feira, 15 de março de 2010

15 - Moínho de Vento no Reguengo


-Este moinho de vento situa-se junto à fonte e rio de lavagem de roupa no Reguengo da Parada.
-Foi seu dono (?) o Senhor João Beato (Já há muitos anos falecido) , que pelo menos nos anos cinquenta/sessenta (Bem me lembro), sempre que havia vento suficiente o fazia trabalhar afim de moer os grãos de milho e trigo dos seus clientes.
-Nos dias de hoje a generalidade dos jovéns não tem conhecimento de que a maioria dos pais e avós (especialmente os das aldeias), comiam o seu pão feito com farinha moída neste ou nos muitos moinhos de vento que abundavam pelo país, sendo depois cozido em fornos a lenha que existiam em algumas casas de habitantes mais abastados.
-Em relação ao moínho lembro-me de em menino ir com os meus pais lá entregar os cereais e depois voltar par ir buscar as farinhas. Por vezes ainda não estava o trabalho feito em virtude da falta de vento e lá tínhamos que voltar noutro dia.
-Falando dos fornos onde se cozia o pão, lembro que em casa dos pais do meu pai, logo em casa dos meus avós paternos havia um forno comunitário, que raramente estava desocupado. Todos os dias da semana nas mesmas horas, cada um dos utilizadores tinha a sua presença marcada por sistema. Levava as lenhas para o aquecimento do forno e a massa em alguidar, pois as ferramentas para a lide faziam parte do forno. Cada utilizador pagava a utilização com um pequeno pão e lá em casa era coisa que nunca faltava.
-Isto é o que se chama relembrar um passado de grandes tormentas para a maioria do nosso povo e alertar os mais novos para uma realidade que felizmente eles não passam e bom será que nunca precisem de passar.

Sem comentários: